sexta-feira, 25 de março de 2016

OPINIÃO: 1 ano da mesa redonda


Faz um ano desde que a mesa redonda foi realizada em Bruxelas/Bélgica pelo governo do PAIGC, encabeçado por Domingos Simões Pereira. Aproveito para prestar a justa homenagem a esse jovem visionário que simplesmente ousou sonhar alto para o seu país.

Nunca a Guiné-Bissau, entre os seus filhos, teve alguém tão ousado e determinado para tirar o seu povo do atraso crónico em que se encontra. Na história da humanidade muitas personagens chegam ou atingem determinadas posições e relevâncias nas sociedades sem nunca estarem preparadas para tais funções.

No caso de DSP, o homem preparou-se para um dia mandar. De Cacheu a Bissau e ao governo, tudo foi rápido e preparado meticulosamente. Foi arrojado e corajoso, avançou decididamente com o projecto da mesa redonda, motivado por uma visão estratégica que tem para o país.

Tinha consciência que era preciso dinheiro para levar avante a imensidão dos projectos que tinha para o seu país. Cabral sonhou libertar a Guiné e Cabo Verde e avançou com o projeto e ganhou. DSP sonhou tirar o seu país no atraso para o desenvolver e avançou com o seu projecto político e económico e ganhou.

A similitude dessas duas figuras vai ficar nos anais da política da Guiné-Bissau. Fazer e conseguir o que DSP conseguiu no curto espaço de tempo da sua curta duração como chefe do governo só foi possível por quem se preparou para governar. Todo esse trabalho foi sabotado desde o início por mentes mesquinhas e a história é conhecida e nem vale a pena replicá-la.

Passado um ano da mesa redonda, com ganhos extraordinários, hoje corremos sérios riscos de perder todos os esforços despendidos por jovens visionários e brilhantes académicos que ousaram mostrar ao mundo que temos gente capaz; do DSP, o seu gabinete, do Geraldo Martins e o seu Gabinete, a minha justa homenagem e orgulho enorme que a nossa geração vos presta.

Leitor indentificado